MALINOIS

Nosso objetivo é propagar a criação do canário de canto MALINOIS  em nosso país, formar  criadores e juízes e esse trabalho é voltado para aqueles que querem iniciar na criação e terem conhecimento de algumas características do canto e julgamento desta raça.


O nome oficial do canto do canário, objeto destas notas, é “waterslager”, nós o conhecemos mais como Malinois (malinua). No entanto, a palavra “waterslager” significa que é uma ave caracterizada por golpes de água.

O “waterslager” ou “Malinois” é de origem muito antiga, tão antiga quanto o canário Harz. Sempre foi considerado um dos primeiros produtos da canaricultura , O escritor Juan Bautista Xamarro, descreve em seu livro publicado em Madrid em 1604, dois canários selvagens, um verde claro e um verde mais escuro, que aparentemente tinham a maioria de suas notas do rouxinol europeu. Pelo que temos lido na história desta ave, que era um detetor de gases nas minas, onde ele podia ouvir a água escorrendo, de onde podia aprender os sons metálicos e muitos outros sons que foram incorporados em notas do seu canto. Desde as regiões mineiras do século XV de IMST e Andreas Berg (nas montanhas do Harz), eles se esforçaram para imbuir este canário com a canção do rouxinol. Com muita paciência, os mineiros alcançaram seu objetivo, pelo menos em parte. Foi principalmente na Holanda e na Bélgica, onde houve maior interesse na criação e enobrecimento deste novo tipo de pássaro cantando. Era criado principalmente em Malines (Mechelen), Bélgica, cidade que deu origem ao nome da raça,
Enquanto criadores da região Harz , eram voltados para a criação de um canto de  canário mais suave  (o canário Harz roller), os belgas redrobaram seus esforços para alcançar o objetivo final e obter um canário com canto do rouxinol.

Eles atribuíram particular cuidado em sua educação. Eles eram escrupulosos e meticulosos com o aprendizado de canto, os juízes eram excepcionalmente exigentes. A disciplina observada em tudo o que dizia respeito à reprodução do canário da canção do rouxinol não demorou muito para dar resultados muito favoráveis. Uma vez que os resultados desejados foram obtidos, este novo canário foi atribuído o nome de “Belgiche waterslager”, que correspondeu mais tarde à denominação de “Canário belga”.

Especialmente nas proximidades da cidade de Mechelen (Malines), localizada cerca de vinte quilômetros ao sul de Antuérpia, os melhores resultados foram alcançados em pouco tempo e também os melhores cantores. Para apreciar e divulgar as suas aves, criadores e comerciantes alegavam que os seus canários cantores vieram da região de Malines, essa associação foi decisiva para eles serem  designados como “canários de canto Malinois” ou “Malinois .

Para amadores da época, o nome “Malinois” era equivalente em si mesmo a uma recomendação de garantia no que concernia à boa raça do canário em questão.

Aspectos físicos.

Quais são as características necessárias que correspondem ao tipo Standard?

Os holandeses há algum tempo, estabeleceram conscientemente o Standard.

Isto apresenta as seguintes formas:

 

– Cabeça: Pequena – bico cônico, olhos pretos e brilhantes.

– Pescoço: fino e comprido.

– Corpo: arredondado, peito arredondado e largo

– Asas fechadas contra o corpo, as pontas das asas não cruzadas.

– Pernas: comprimento médio, fino e pequeno.

– Rabo: bem fechado.

– Plumagem: Fechada, lisa e sedosa, sem frisos.

– Cor: amarelo ou manchado.

– Postura: levemente dobrada.

– Tamanho: 16,5 cm

– Condições: Boa saúde, sem doenças.

 

SOBRE O CANTO DO MALINOIS

 

O Malinois é, com o Canário do Harz e o Timbrado, o melhor de todos os cantores, que o homem conseguiu obter da espécie serinus canarius. Se há certamente uma analogia entre as notas  dos três tipos de cantores, ainda é inquestionável que as pronúncias e interpretações diferem  acentuadamente. Mas, no que diz respeito aos próprios notas de canto, em relação um ao outro, não há comparação possível. É positivo que todos mantenham as características fundamentais de sua raça. Falar do canto do “Waterslager” é fazer referência à canção do rouxinol, o mestre dos cantores. Quanto mais perto a canção de Malinois se aproxima do rouxinol, mais ela ganha valor.  São, acima de tudo, os golpes de água, originários do rouxinol que representam e constituem as notas principais, que dão valor, tanto ao canto quanto ao pássaro. A pureza da raça deve ser expressa no processo de criação, no anel, no criador, etc.
Para manter a qualidade do canto, é essencial atribuir um cuidado especial aos filhotes e sujeitar os jovens a uma aprendizagem adequada. Quanto à posição no poleiro, a posição e forma dos “Malinois” tem uma característica muito especial que é próprio e é fácil de reconhecer entre todos os canários: o verdadeiro “Malinois” ao cantar  abaixa levemente a cabeça e ao mesmo tempo as asas, enquanto desdobra mais ou menos a cauda. Ele canta,  “com o bico fechado e a boca aberta”.

 

APRENDIZAGEM


 O ideal para os jovens Malinois é serem colocados em um voadeiro, onde terão a oportunidade de crescer, fortalecer e aprender as primeiras lições de canto. Com essa perspectiva, dois problemas são apresentados imediatamente aos nossos criadores. Vamos falar em primeiro lugar para prestar os cuidados necessários aos nossos jovens pássaros
Sabemos que os filhotes são mais suscetíveis a doenças do que seus pais. Com efeito, os primeiros sintomas das doenças aparecem após seis a nove semanas
Lembre-se sempre que é melhor prevenir do que curar e com este princípio à vista
Vamos renovar diariamente a água, cuidar sempre para que os grãos sejam da mais alta qualidade, fumigar regularmente com inseticida específico para aves, limpar as moscas e gaiolas regularmente e colocar areia limpa. Quando uma ave jovem com menor sintoma de doença é detectada, vamos separá-la das outras e cuidar dela separadamente.
 Antes de começar nossas indicações em relação ao treinamento dos filhotes, devemos lembrar que os mesmos herdam as qualidades de seus pais. Com base nesse princípio isolado, poderíamos acreditar que todo aprendizado para nosso jovem Malinois é supérfluo. Isso é naturalmente é falso porque, ao lado da herança genética, existem condições igualmente importantes, como “a influência do meio ambiente”. Em outras palavras, ao mesmo tempo em que obedecem a inspirações naturais, elas devem ter um exemplo de qualidade. Este exemplo virá do professor de canto, que irá encontrá-los e que foi especialmente reservado por causa das suas boas qualidades de canto. Após a mudança de penas  os jovens cantores estão prontos para enfrentar a segunda fase do aprendizado. A partir desse momento, eles mudarão de lugar e serão separados. A gaiola de canto será o local onde serão treinados até o concurso.. Os aprendizes de canto querem imitar os adultos com boa vontade para cantar, mas as habilidades para cantar corretamente, não as têm ainda. Chegou a hora de forçá-los a se concentrar em cantar. Esta obrigação é possível, impedindo-os de bicar uns aos outros, brigando e sendo distraídos, de modo a não se ocuparem mais do que com o canto.

Para  evitar essas vicissitudes, devem ser separados convenientemente em gaiolas individuais, e tê-las na semi-escuridão e próximo a eles o professor de canto. Desta forma, nossos cantores aprendizes não terão que fazer nada além de ouvir e imitar. Como deixamos exposto, é necessário uma penumbra para os nossos alunos de canto, mas que seja uma semi-escuridão ajustável. De fato, mais do que outros pássaros cantando, os Waterslagers são muito inquietos e nervosos. Um armário fechado com uma cortina pode ser utilizado com esse objetivo. As diferentes gaiolas cantoras são separadas por meio de um cartão ou placa. É um dispositivo simples e prático que tecnicamente atende ao objetivo. O cantor mestre deve ser um “Waterslager” de qualidade, cantando completo e perfeito, e desde que a perfeição não existe neste mundo, o melhor não será bom o suficiente. Considere  também o fator “influência do meio. O uso também de um dispositivo eletrônico não pode ser substituído pelo mestre cantor, produto da natureza. O canário precisa ver para imitar e receber diretamente a frequência do canto, por isso o mestre é colocado na mesma voadeira antes da separação para as gaiolas de canto. Quanto a alimentação uma dieta muito forte é fortemente desencorajada porque causa relutância ou preguiça. Os cantos duros, estridentes e não musicais que ferem o ouvido em discórdia com as notas do canário, é necessário eliminá-los. O estado de saúde dos cantores aprendizes deve ser controlado regularmente. Lembre-se, mais uma vez, do cuidado especial em relação ao tratamento das gaiolas, dos alimentos e bebidas, em termos de higiene.

 

FASE DE TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES

 

Depois de algumas semanas de aulas de canto em gaiolas, os jovens Malinois mostram-se  como bons cantores, cantores medíocres de canto insuficiente ou canto defeituoso. É a hora necessária da seleção. Será preciso fazê-lo ao mesmo tempo que o treinamento para as competições. Para continuar com este treinamento, as gaiolas serão removidas da penumbra do armário e expostas à luz de uma lâmpada. De preferência, 4 gaiolas serão colocadas ao mesmo tempo. Isso será feito desta forma para acostumar as aves cantarem na presença humana. Aproximando-se o máximo possível do modo como os juízes trabalham.
Ensine os pássaros a cantar na hora escolhida. Gaiolas com Malinois serão colocadas  sobre uma mesa em duas torres de duas gaiolas isoladas, de modo que na primeira torre de aves será colocado o pássaro A em cima e o pássaro B ficará embaixo e a segunda torre o  C será acima e D estará embaixo. Naturalmente, entre as torres haverá uma separação opaca para que os canários não se vejam. .Por meia hora, no máximo, você pode ouvir os cantores diferentes
De preferência o treinamento será repetido diariamente até o dia do primeiro concurso. Isso constitui, com efeito, a última fase do aprendizado.

Para poder avaliar os bons cantores durante o treinamento você precisa de um mínimo de conhecimento em canto e receber uma dose mínima de audição musical.
Não se deve cair no defeito inoportuno do exagero neste período, seja criterioso. Um pássaro que não canta em treinamento dificilmente  vai cantar no concurso.

Não há razão para desanimar após uma primeira falha ou depois de um primeiro concurso que os pássaros não foram bem.

Pelo contrário, você tem que ter todo o interesse e começar de novo.

 

O JULGAMENTO

 

O que se entende por processo de julgamento de um pássaro canoro. O julgamento de um pássaro de canto é o fato de lhe dar um valor de pontos em relação a forma que canta. Este valor de pontos é atribuído as tours (giros/notas) que ele emite durante o julgamento e de acordo com regras pré-estabelecidas.

Isso vai depender:

Do número de notas que ele emite.

Da variedade dessas notas.

Da qualidade das notas.

Da impressão do canto.

Das falhas cometidas no canto.

E eventualmente da harmonia de canto quando se trata de uma equipe.

As respostas detalhadas a estas perguntas nos levam ao assunto inteiro no qual o juiz baseará para julgar ou dar um valor de pontos ao “waterslager”.

 

ANALISE DO CANTO

 

No início do estudo do canto, acho que é útil e necessário fazer uma análise primeiro para entender a música e apreciá-la ao mesmo tempo.

Cantar nada mais é do que um conjunto de giros herdados e sons aprendidos pela influência do meio. Os giros são hereditários. Isso não impede que certos sons ou partes do canto sejam aprendidos de outras aves. Cantar é, por outro lado, uma expressão da sexualidade viril. Está ligado ao sexo. Neste caso, o sexo masculino. Uma característica especial do canto de Malinois é que é um canto em que, em parte, foi construído e enobrecido pelo homem.
O canto em si e também as frações do canto são compostas de notas. Cada nota de canto representa uma parte da música com o uma característica específica, onde as sílabas são normalmente repetidas

Exemplo: Li – Li – Li

As notas de canto estão compostas por sílabas. Uma sílaba desta fração de nota  é repetida regularmente, no caso acima “Li”. A sílaba como na gramática é composta de consoantes e vogais, a consoante” L” e vogal “I”. Em si, consoantes e vogais podem ser usadas de uma maneira composta.

 

As tours (notas)

 

As tours estão classificadas em 3 categorias.

  1. As muito valiosas

  2. As valiosas

  3. As menos valiosas

 

As tours muito valiosas são aquelas para as quais se prevê um máximo de 9 pontos, porém a uma delas designou-se 12 pontos por ser a principal tour do canto do Malinois. Essa tour para entenderem melhor é comparada ao som de uma gota de agua que cai repetidamente num recipiente cheio de agua;

 

– Klokende ( gota de água ) com 12 pontos

 

As demais com 9 pontos,

 

– Bollende (A água borbulhando)

– Staaltonen (Sons metálicos)

– Fluiten (As flautas)

 

As tours valiosas são previstos um máximo de 6 pontos,

 

– Rollende (Golpes de agua rolados)

– Chorrs ou Knorrs

– Woeten (wuts)

– Bellen (Campainhas)

– Belrol ( timbres rolados)

– Fluitrol (Flautas roladas)

– Tjokken / rol (tocs rolados)

 

As tours  menos valiosas são atribuídos  um máximo de 3 pontos,

 

– Schokkel (gargalhadas)

– Onvoorziene (notas imprevistas)

 

Ainda somado as tours acima deve-se acrescentar a avaliação  pelo título de “impressão” que é no máximo de três pontos e quando se julga um conjunto pontuasse a “harmonia da equipe “ com no máximo também de três pontos.

O máximo de pontos previstos para cada tour é divisível por 3.  Sendo o resultado obtido pela adição dos pontos de cada tour do canto multiplicado por três. A principal razão para multiplicar por 3 a pontuação de cada tour é que no passado nos concursos a regra geral era designar nos julgamentos 3 juízes. A pontuação de cada juiz era somada e dessa forma a pontuação final do canário era o resultado desta soma. Por motivos econômicos se utiliza atualmente somente um juiz. Para chegar a mesma proporção de pontos o resultado do juiz se multiplica por três.

 

Qualidade do canto.

 

Ao julgar a qualidade de uma tour de canto de um canário se dá um valor de pontos. Que tem relação com o valor da tour e com qualidade musical da mesma.

Para o qual mais uma vez a divisibilidade por três servirá de base para o julgamento da qualidade do canto de Malinois. Cada tour nas categorias muito valiosa, valiosa ou menos valiosa, será considerado como:

 

1.- De muito boa qualidade

2.- De boa qualidade

3.- De menos qualidade

 

De acordo com estas qualidades, o Malinois obterá as seguintes valorações:

1.- Mais de 2/3 do máximo previsto para aquela tour

2.- Mais de 1/3 do máximo previsto para aquela tour

3. 1/3 do previsto para aquela tour

 

Tendo em conta o enquadramento acima

 

No klokend com um máximo de 12 pontos  você obterá com :

A qualidade “muito boa” mais de 2/3 de 12 pontos. Seria de 9 a 12 pontos

A “boa” qualidade mais de 1/3 de 12 pontos. Seria 5 a 8 pontos

A de menos qualidade 1/3 de 12 pontos. Seria até 4 pontos

 

Uma tour muito valiosa com um máximo de 9 pontos você obterá com:

A qualidade “muito boa” mais de 2/3 de 9 pontos. Seria de 7 a 9 pontos

A “boa” qualidade mais de 1/3 de 9 pontos. Seria de 4 a 6 pontos

A de menos qualidade 1/3 de 9 pontos. Seria 3 pontos

 

Uma tour valiosa com um máximo de 6 pontos você obterá com:

A qualidade “muito boa” mais de 2/3 de 6 pontos. Seria de 5 a 6. Pontos

A “boa” qualidade mais de 1/3 de 6 pontos. Seria 3 a 4 pontos

A de menos qualidade 1/3 de 6 pontos. Seria 2 pontos

 

Uma tour menos valiosa com um máximo de 3 pontos você obterá com:

A qualidade “muito boa” mais de 2/3 de 3 pontos. Seria 3 pontos

A “boa” qualidade mais de 1/3 de 3 pontos. Seria 2 pontos

A de menos qualidade 1/3 de 3 pontos. Seria 1 ponto

 

A partir das informações acima de posse de uma planilha de canto poderá ser feita a avaliação da qualidade que se enquadra o canário.

 

Quais são os fatores que podem ser levados em conta para a apreciação da qualidade do canto:.

– A profundidade do tom..

– A maneira que as tours ou o canto são executados.

– A variedade das tours

– A suavidade do canto

– O canto continuo sem interrupções com tours não muito longas

– A integridade do canto.

 

Também é necessária uma união harmoniosa entre as diferentes tours, para obter um canto no verdadeiro sentido da palavra. Devemos observar também a maneira que o canto é apresentado. Vamos citar entre outros

 

– Repetição regular das tours de água.

– O canto profundo, lento e harmonioso.

 

Os pontos de impressão como todos os pontos positivos são multiplicados por três.
Uma interpretação sem interrupção da música, com batidas de água vale 1 ponto.
Uma interpretação sem interrupção, com canto profundo e lento e com valiosas batidas de água vale 2 pontos.

Uma interpretação sem interrupção, com canto profundo e lento e com batidas de água muito valiosas e repetidas vale 3 pontos.

Devemos esclarecer que o criador pode ter uma planilha de um pássaro de alta pontuação e que não tem pontos de impressão, talvez esse pássaro mesmo tendo pontos positivos muito bons, também tenha pontos negativos no canto, então o juiz , tem que conceder o valor das diferentes notas do canto, mas não impressiona favoravelmente e por isso não concede esses pontos de Impressão

 

Aspectos negativos do canto.

 

Tudo o que este canário nos faz ouvir nem sempre é música de boa qualidade ou grande pureza. Ao lado das reviravoltas positivas sobre as quais falamos antes, o canário cantante também pode dar alguns giros negativos. Esses giros negativos são nasalidades, estridências e sons que prejudicam o ouvido e que não podem ser considerados melodiosos ou musicais. Nem sempre é possível impedir que o canário cantor produza uma pequena falha. Por outro lado, não há dúvida de que quanto mais variada o canto, mais possibilidades existem para cair em faltas igualmente. Há tours muito específicas que podem ser qualificadas como faltas, as quais devem ser penalizadas .Para cada nota negativa específica, está previsto um máximo de três pontos a serem deduzidos. Deve-se notar que há uma tour negativa chamado “Tjap” ou “Chap” que  provoca a exclusão do canário.

Estas são faltas penalizadas:

 

-Aspiração

-Tons agudos

-Torções nasais

-Turns- Tsip, Tsep, Tsup.

-Tjap (ave desclassificada)

 

A qualidade negativa dessas tours pode ser considerada como:

 

1. Pouco ruim

2. Ruim

3. Muito ruim

 

De acordo com estas considerações os canários são penalizados com um, dois ou três pontos pelo tour em questão. As notas negativas não são multiplicadas por três. Este total é subtraído diretamente do total de pontos positivos, já multiplicados por três.

 

 Harmonia da Equipe

 

A equipe é um conjunto de quatro pássaros cantando e a harmonia do quarteto deve ser interpretada como um conjunto uniforme de qualidades e semelhanças durante a execução do canto.

Uma equipe de Malinois com harmonia confere ao criador uma garantia considerável em termos de qualidade de canto para os descendentes.

Cada equipe  pode obter no final um total de um, dois ou três pontos adicionais para a harmonia do canto que existe entre os quatro canários.

 

Esses pontos são distribuídos da seguinte forma:

1. Para harmonia de canto “suficiente” ……….. 1 ponto

2. Para a harmonia do canto “boa” ……………. 2 pontos

3. Para a harmonia do canto “muito boa” …… 3 pontos

 

Nenhum ponto é dado quando não há harmonia, mesmo que se trate de quatro pássaros individualmente “bons” ou até cantores “muito bons”. Os pontos dados para a harmonia da equipe são pontos que correspondem ao mérito do criador.

Esses pontos não são multiplicados por três. Até três pontos são adicionados aos pontos obtidos pelo quarteto.

 

AS TOURS DE CANTO

 

O canto do Malinois é inconcebível sem tours de água da raça. Nesse sentido, os esforços dos criadores, bem como os julgamentos dos juízes, são orientados para essas tours, que compõem o canto do Malinois. Um holandês chamado M. Woelf de Maikammer foi o que teve o maior mérito desde que ele é considerado o fundador do atual sistema de julgamento, um sistema que foi reconhecido pela Comissão de juízes da C.O.M.

 

As tours próprios da raça Malinois são:

 

-Klokende

-Bollende

-Rollende

-Stalltone

-Woutes e os Soutes ( são uma variedade de flautas, que hoje podem ser consideradas quase extintas).

 

Concentrando-se nos golpes de água. Como poderíamos definir esses golpes de água que constituem a parte principal do canto de Malinois? Como distingui-los das outras tours? Como finalmente reconhecer o canto de Malinois entre os outros?De acordo com o juiz holandês M. VAN WOEZIK, a definição de impactos na água seria a seguinte:

Os golpes de água são algumas notas do canto nas quais o som da gota caindo num recipiente de agua, da água borbulhando ou rolando, domina o tom de fundo. A partir desta definição podemos dizer que dentro do canto” dos nossos malinois temos:

As notas de água e o tom de fundo, que são ouvidos ao mesmo tempo. Os notas de água são compostas por dois sons diferentes. Por essa razão, eles são chamados de tours compostas.

 

 E como já dissemos essas tours compostas são:

– Klokende

– Bollende

– Rollende.

 

Todas as outras tours  podem ser marcadas como tours simples.

Portanto, existe uma subdivisão para tours simples. Em primeiro lugar, temos certas tours nos quais a sucessão de sílabas é pronunciada de maneira interrompida.

 

Por exemplo, Li-Li-Li.

 

Estas são  tours simples com  interrupções.

– Chorrs

– Stalltone

– Flautas.

– Woutes

– Bellen

– Tjonkken.

Em segundo lugar  temos outros ininterruptos em que, as sílabas estão ligadas umas às outras e não há tempo para parar. São tours ininterruptas ou roladas. Nestes tours temos regularmente uma constante que é a consoante R que faz a união entre as sílabas.

Estas são as tours ininterruptas. 

– Knorrs

– Beirol

– Tjokken  rol.

– Fluitrol  (são pequenas flautas consecutivas emitidas com uma cadência acelerada).

 

 

Com as informações acima esperamos ter passado um pouco de conhecimento desta maravilhosa raça e gostaríamos de fazer um esclarecimento que a maioria do que está documentado veio de traduções literais de publicações na internet e do livro de D. Francisco Cabello Pedraza, juiz OMJ/COM de malinois e grande incentivador da divulgação desta raça na Espanha e em outros países. 

 

Telmo Borges Laurindo

Rio de Janeiro, 2019

© 2021 · CICCBR®. Todos os direitos reservados.