IMPORTAÇÃO DE AVES LEGALMENTE

A importação feita pelas vias legais tem no âmbito geral o esforço de algumas pessoas que serão determinantes para o êxito desse processo.  Neste caso, envolve uma ou mais pessoas de confiança para selecionar as aves que servirão de matrizes para os criadores que estarão importando, ou que estes estabeleçam contato com criadores espanhóis por conta própria. Também haverá a necessidade de contratar despachantes na Europa e no Brasil que irão providenciar alojamento para quarentena (na Europa), exames laboratoriais e todas as documentações exigidas pelos órgãos fiscalizadores, assim como providenciar o transporte para o Brasil e para a estação quarentenário de Cananéia, onde as aves serão alojadas por mais um período para haja a realização de mais exames laboratoriais antes de serem liberadas aos criadores.

Para que se possa trazer essas aves para o Brasil, é necessário fazer uma reserva no nome do criador responsável na estação quarentenário de Cananéia, onde seu nome estará sendo incluído em uma lista de espera, até que a data possa ser disponibilizada. Por se tratar de um espaço que é muito procurado para todas as espécies de aves que adentram o Brasil de forma legal, essa a lista de espera tende a ser demorada.

Na Espanha, as linhagens de canários de canto foram selecionadas com ajuda do Club Nacional del Canario de Canto Timbrado Espanhol (em nome de seu atual presidente Richard Schulze). Também houve a ajuda do  Srs. Modesto, Cassiano Alvarez  para ajudar na escolha de Malinois Waterslager a serem adquiridos. Houve alguns criadores do Brasil que entraram em contato direto com os criadores de sua preferência para adquirir as aves pretendidas. Os custos de cada exemplar dependeu da qualidade e de como foi feita a negociação com o criador. Nesta importação tivemos aves de excelentes linhagens.

É de fundamental importância esclarecer que esse só foi possível ser alcançado mediante o apoio logístico e alojamento de todas as aves (Timbrados, Cantor Español, Timbrado .COM, Malinois e Harzer Roller no Club Nacional del Canario de Canto Timbrado Espanhol, que fez reduzir os custos das despesas na Europa em  1/3 (um terço) do que inicialmente foi cotado. Sem esse apoio logístico e alojamento que foi propiciado pelo Richard, as despesas na Europa certamente seriam outras.

Todo esse trabalho sem sombra de dúvida vale a pena por diversas razões,  sendo que podemos mencionar a forma certa e lícita de se trabalhar, nos distanciando daqueles que agem de maneira escusa e torpe que visam apenas o bem estar e obtenção de lucro ilícito por parte de quem faz. 

Parabéns a todos que participaram desse marco histórico que pode ser considerado um sucesso que veio para ficar, além é  claro da melhoria genética e enobrecimento através da união dos criadores que beneficiarão todo o segmento de canto nacional.

© 2021 · CICCBR®. Todos os direitos reservados.