HARZER ROLLER​

ORIGEM DOS CANÁRIOS HARZER ROLLER.

 

   Entre 1700 e 1800 os criadores de canários da região de Harz, pequeno vilarejo da Alemanha, foram os precursores desta raça. 


   Nesta região, era costume entre os mineiradores de carvão, levar canários em pequenas  gaiolas para dentro das minas, pois, na época não existiam dispositivos que detectavam a presença de gazes(monóxido de carbono), quando os canários começavam a embolar, era sinal que havia uma grande concentração de gazes, nesta hora os mineiros saiam.
 

   Podemos dizer que os canários HARZERS salvaram a vida de muitos mineiros.
 

   Como eles preferiam os canários que cantavam mais baixo e suave devido o eco nas minas, criavam seus canários selecionando sempre os que cantavam mais baixo, assim começaram aparecer os primeiros Rollers, que cantavam baixo e rolado, logo estes canários fizeram sucesso, e se espalhavam por toda a Alemanha e Europa. 


   No começo eram chamados de Harzer Vogel (cantor do Harzer), região onde surgiram , como em pouco tempo foi difundido por toda a Alemanha passou a ser chamado de Edelroler (NOBRE ROLADOR), hoje são chamados simplesmente de Harzer Roller. 


   No Brasil, no século passado, por volta da década de quarenta, surgiram os primeiros clubes, que se dedicavam quase que exclusivamente aos canários  Harzer roller. Infelizmente, aos poucos, por vários motivos, esses canários foram perdendo espaço para os canários de cor e porte, cuja comercialização é mais fácil. 


   Aqui no Rio grande do sul, temos uma das sociedades mais antigas do Brasil, à SCCP, que foi fundada exclusivamente por criadores de canários Harzers roller, e que até hoje tradicionalmente vem realizando seus concursos anuais de canários rollers.


   Em São Paulo, temos até hoje em atividade, o único clube especializado em canários de canto, o Roller clube de São Paulo, que nos últimos anos vem fazendo um excelente trabalho de incentivo e divulgação da raça. 


   A beleza destas aves ao contrário dos canários de cor e porte, está no seu canto,melodioso, suave, grave e profundo.
 

   Graças às iniciativas de alguns criadores, clubes e dirigentes, atualmente temos uma outra perspectiva para o seguimento, e o fantasma da extinção destas aves esta afastado, pelo menos no Brasil.
 

progresso da canaricultura de canto como um todo (todas as raças de canários de canto)…esse CLUBE INTERNACIONAL vem dar continuidade a um trabalho sério de melhoria no aspecto genético, técnico e moral.

© 2021 · CICCBR®. Todos os direitos reservados.